Sobre Itu

Cidade de Itu

Itu é um município brasileiro do estado de São Paulo. Sua população estimada em 2009 é de 157.384 habitantes, formada principalmente por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, além de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste, além da forte presença de migrantes do estado do Paraná. Cidade famosa por tudo lá ser de tamanho exagerado, fama inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. Em 2010, a cidade completou 400 anos e hoje é um dos municípios mais importantes do Brasil, com sua história e fama, que ajudou a tornar o país uma República. Itu já foi a cidade mais rica do Estado, sendo famosa por nela residirem muitos Barões do Café e autoridades importantes do País.

Já fez parte da cidade de Itu a cidade atual de Salto. No início, quando a cidade se chamava Utu-Guaçu, que significa "Cachoeira Grande", era devido a uma cachoeira que hoje se localiza no município de Salto.

Estância turística

Orelhão gigante no parque central de Itu Itu é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.Sinaleiro gigante no centro de Itu

A cidade conta também com vários monumentos históricos, como o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado Dom Pedro II, o famoso Telefone Público, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Semáforo próximo ao orelhão e o Armazém do Limoeiro, entre outras.

Museu de Energia no Eixo Histórico de ItuEducação

A Cidade possui grandes escolas públicas em que estão matriculados alunos de varias cidades da região, em destaque as públicas: ETEC "Martinho de Ciero" (Escola Agricola de Itu) e o IBAO (Instituro Borges de Artes e Ofícios) que há anos leva ensino de qualidade para vários adolescentes, além das escolas particulares de destaque na região.

A Cidade Itu também conta com boas Faculdades, como o CEUNSP(Centro Universitário Nossa Sra. do Patrocínio) que há anos vem crescendo e se expandindo na região, a FATEC(Faculdade de Tecnologia de Itu) que é a primeira faculdade pública da cidade, FADITU (Faculdade de Direito de Itu) e a FPM (Faculdade Prudente de Moraes), além de outras que estão crescendo junto com a cidade.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Itu .

Blog do Guia da Cidade de Itu

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas

Salto, Elias Fausto, Indaiatuba, Itupeva, Cabreúva, Araçariguama, São Roque, Mairinque, Sorocaba e Porto Feliz

Dados Principais sobre Itu

Aniversário: 2 de Fevereiro
Fundação : 1610
Gentílico: Ituano
Area: 639.981 Km²
População 154.200 hab. (2010)
IDH 0,815 - elevado
Prefeitura Itu

Brasão de Itu
Brasão de Itu

Bandeira de Itu
Bandeira de Itu

Vídeo sobre a cidade de Itu
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Itu

Mapa de Itu

 

Moradores ilustres de Itu

 

   

  Sobre o EncontraItu
Fale com EncontraItu
Anuncie no EncontraItu
Cadastre sua Empresa no EncontraItu (grátis)


Termos EncontraItu | Privacidade EncontraItu


Bandeira de Itu