Estrada Parque Itu

Estrada Parque ItuOficializada por lei em 96, a Estrada Parque de Itu, localiza-se em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do interior de São Paulo, nas APAs Itu-Rio Tietê e Cabreúva-Jundiaí, estendendo-se por 48,9 quilômetros na Rodovia dos Romeiros (SP-301), beirando o Rio Tietê.

Em seus 3,4 mil hectares, além de uma rica biodiversidade, com espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção, quedas d´água, grutas e nascentes, é possível encontrar fazendas de arquitetura típica do ciclo do café. Ligando os municípios de Itu e Cabreúva, a estrada foi construída pelo presidente Washington Luís, cujo lema era "governar é abrir estradas", em 1922.

Nos anos 80, com o avanço da degradação do Rio Tietê, a comunidade distanciou-se da área, que ficou completamente abandonada, tomada por lixo, esquecida pelos turistas e, inclusive, utilizada para desmanche de carros e produtos roubados.

Com a implantação da Estrada Parque de Itu, são realizadas no local, periodicamente, atividades de educação ambiental com o Núcleo Pró-Tietê e ações com o grupo de voluntários da Fundação, que realiza coleta de lixo nas trilhas, plantões de informações em seu centro de visitação e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.




  Sobre o EncontraItu
Fale com EncontraItu
Anuncie no EncontraItu
Cadastre sua Empresa no EncontraItu (grátis)



Termos EncontraItu | Privacidade EncontraItu


Bandeira de Itu